Voltar para portal Oncoguia

Tudo Sobre o Mieloma Múltiplo

0

Audiência pública na próxima semana discutirá situação de portadores de mieloma múltiplo

Oncoguia 14 de outubro de 2013

A situação dos portadores de mieloma múltiplo e a inclusão de novos medicamentos contra a doença serão assuntos discutidos em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado no próximo dia 17. O requerimento para realização do debate foi proposto pela senadora Ana Amélia (PP-RS).

Com nome comercial Revlimid, a lenalidomida é um fármaco utilizado no tratamento de mieloma múltiplo e da síndrome mielodisplásica.  A senadora, que vem tratando do tema desde o ano passado, já conversou com diretores da Anvisa para a liberação do medicamento, mas ele segue proibido no país. Conforme a progressista gaúcha, há cerca de 60 mil pacientes da doença no Brasil.

— A questão do mieloma múltiplo é crucial. Muitos portadores da doença são forçados a sair do país para receber a medicação como a lenalidomida. O tratamento do mieloma múltilplo precisa desse medicamento, que não é liberado no Brasil — enfatizou a senadora.

Foram convidados para a audiência o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a presidente do Laboratório Zodiac, Heloisa Simão, a presidente do International Myeloma Foundation Latin America (IMF), Christine J. T. Battistini, o subprocurador-geral da República, Eitel Santiago de Brito Pereira, e o médico hematologista e representante do Comitê Científico Médico da Abrale, Angelo Maiolino.

Fonte: Site oficial da Senadora Ana Amélia

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!